Compreenda os riscos de investimento

Para evitar reações instintivas às quedas do mercado, certifique-se de conhecer os riscos inerentes ao investimento em diferentes ativos antes de comprá-los.

As ações são normalmente consideradas investimentos mais arriscados do que títulos, por exemplo. É por isso que Francis sugere reduzir a alocação de ações à medida que você se aproxima de seu objetivo. Dessa forma, você pode garantir alguns de seus ganhos ao atingir o prazo.

dicionário do investidor pdf

“É ótimo ter diretrizes”, diz Francis. “Mas, realisticamente, você tem que fazer o que é certo para você.” É especialmente importante escolher um portfólio de ativos com o qual você se sinta confortável, para ter certeza de seguir sua estratégia, não importa o que aconteça.

“Quando há uma recessão no mercado, há muito medo e ansiedade quando você vê seu portfólio despencar”, diz Francis. “Mas vender naquele momento e garantir perdas é a pior coisa que você pode fazer.”

Mas mesmo dentro da categoria de ações, alguns investimentos são mais arriscados do que outros. Por exemplo, as ações dos EUA são consideradas mais seguras do que as ações de países com economias ainda em desenvolvimento devido às incertezas económicas e políticas geralmente maiores nessas regiões.

Os títulos podem ser menos arriscados, mas não são 100% seguros. Por exemplo, os títulos corporativos são tão seguros quanto os resultados financeiros do emissor. Se a empresa falir, poderá não ser capaz de pagar as suas dívidas e os detentores de obrigações terão de assumir o prejuízo. Para minimizar esse risco de inadimplência, você deve continuar investindo em títulos de empresas com altas classificações de crédito .